sábado, 18 de maio de 2013

MEDIA, MODOS E APRENDIZAGENS, Internet (resumo 2)

A Internet:
 
Qualquer aprendizagem online é imediatamente associada ao uso da internet, mas como qualquer outra ferramenta apresenta vantagens e desvantagens,  constituindo-se assim como um desafio quer patra os formadores, quer para os alunos.
Em primeiro lugar tem de ser tida em conta a capacidade de cada pessoa para lidar com esta ferramenta, já que em indíviduos confusos, indisciplinados ou com pouca destreza e baixa literacia, pode resultar em desinteresse ou muito pobre uso dos conteúdos e do tempo gasto, fazendo com que resulte numa experiência irrelevante.
O facto de os conteúdos serem tendencialmente apresentados de forma unilateral, com pouca interatividade, bem como a suspeita acerca da confiança e segurança da informação, são também aspetos pouco positivos desta ferramenta.
Por outro lado a sua capacidade de proporcionar experiências multisensorais, desde que adaptadas ás necessidades de cada um e ao constante aumento da rede de ligações são, sem dúvida vantagens de grande interesse.
Em termos educacionais o facto de poder ser alterada e adaptada, pelos professores, às necessidades dos estudantes fomentando o entre apoio, entre ajuda e interação nas suas aprendizagens, bem como as suas potencialidades nas aprendizagens colaborativas e em CMC (computer-mediated communications).
Espera-se, no entanto, que com o aparecimento da Web 2.0 e da emergente Web 3.0 se consigam resolver parte destes problemas.
A Web 2.0 tem como principais características escrita, as redes sociais e a criação e divulgação de conteúdos por parte do utilizador usando para isso wikis, blogs e poadcasts.
Já a eminente Web 3.0 assenta em três pressupostos: o alargamento de acesso através de dispositivos móveis; o crescente interesse no seu potencial social; e o facto de cada vez mais informação ser rotulada e codificada para que, quer as pessoas quer os próprios computadores, consigam localizá-la e mais rapidamente possível.
Para alguns, no entanto, esta forma de Web está ainda muito fora do alcance já que, segundo afirmam, tem vindo a tornar-se muito frágil na medida em que ainda não se conseguem estabelecer formas estandardizadas de organização para toda a informação já existente na internet.
 
Bibliografia:
Fahy, P. (2008). As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online.
Documento disponibilizado na plataforma Modlle da UAB, na disciplina de Educação e Internet.

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