Princípio Multimédia:
Segundo Mayer (2001, p.184) o impacto dos média no ensino , seja ele online ou face a face está dependente de sete princípios multimédia que têm impacto direto na instrução.
1. O Princípio Multimédia em que afirma que se aprende melhor a partir de gráficos ou imagens com palavras, do que apenas com palavras isoladas;
2. Princípio da Contiguidade Espacial que diz que se aprende mais facilmente quando as imagens e palavras que lhe correspondem são apresentadas lado a lado;
3. O Princípio da Contiguidade Temporal que defende que se aprende melhor quando os as palavras e respetivas imagens são apresentadas simultâneamente em vez de forma sucessiva;
4. O Princípio da Conferência quando todos os sons, palavras e imagens estranhas são retirados;
5. O Princípio da Moralidade que defende que se aprende mais eficazmente através da narração e animação em vez do texto e animação no ecrã;
6. O Princípio da Redundância que afirma que temos capacidade limitada de processar simultâneamente material auditivo e visual e como tal aprendemos melhor a partir da narração e animação;
7. O Princípio das Diferenças Individuais que assenta na ideia de que os efeitos dos desenhos são mais eficazes para os que têm mais baixos conhecimentos e/ou elevada capacidade espacial do que para os que têm muitos conhecimentos e/ou baixa capacidade espacial.
Bibliografia:
Fahy, P. (2008). As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online.
Documento disponibilizado na plataforma Modlle da UAB, na disciplina de Educação e Internet.
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